Há uma questão que exige séria consideração dos negócios, o entendimento sobre as suas despesas com tecnologia da informação de maneira estratégica.
As lideranças precisam estar bem informadas e alinhadas sobre as melhores estratégias praticadas contabilmente no mercado, pois criar novos produtos ou pensar em serviços inovadores mais eficientes, já não bastam para garantir a perseverança financeira do negócio.
Pode-se dizer que há dois conceitos que merecem especial atenção: os acrônimos CapEx e OpEx.
Ambos referem-se aos tipos de despesas de uma empresa, mas de maneira completamente diferentes, como explicaremos abaixo.
Capital Expenditure (CapEx) ou Despesas de Capitais, refere-se aos investimentos significativos (compras de bens ou serviços) que serão usados para melhorar o desempenho e valor da empresa a longo prazo, para além de um único ano fiscal.
No contexto de tecnologia da informação, as despesas de capital retratam ativos fixos como: notebooks, impressoras, servidores on-premises, desenvolvimento de software e etc.
Desta definição pode-se afirmar que não é a atividade de trabalho de desenvolvimento de software por si só que é capitalizável, mas o resultado dessa atividade e a propriedade do ativo resultante para a empresa.
Por sua vez, o Operational Expenditure (OpEx) contempla todas as despesas operacionais para suportar o dia a dia do negócio (geralmente pagos mensalmente ou anualmente), dentro do mesmo ano fiscal.
Para a representação destas despesas, pode-se considerar o enquadramento de itens como: software as a service (SaaS), platform as a service (PaaS), cartuchos de impressoras, internet, eletricidade e etc.